Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível" (Lucas 1, 34-37).
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado or Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar noque significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim" (Lucas 1, 26-33).
" Não faças depender tua paz da boca dos homens; porque, quer julguem bem, quer mal de ti, não serás por isso homem diferente. Onde está a verdadeira paz e a glória verdadeira? Por ventura não está em mim? Quem não procura agradar aos homens, nem teme desagradar-lhes, esse gozará de grande paz. É do amor desordenado e do vão temor que nascem o desassossego do coração e a distração dos sentidos" (Tomás de Kempis).
" Grande sabedoria é não ser precipitado nas ações, nem aferrado obstinadamente à sua própria opinião; sabedoria é também não acreditar em tudo o que nos dizem, nem comunicar logo a outros o que ouvimos ou suspeitamos. Toma conselho com um varão sábio e consciencioso e procura antes ser instruído por outrem, melhor que tu, que seguir teu próprio parecer. A vida virtuosa faz o homem sábio diante de Deus e entendido em muitas coisas. Quanto mais humilde for cada um em si e mais sujeito à Deus, tanto mais prudente será e calmo em tudo." (Tomás de Kempis)
Fragmentos de " O contrato animal de Desmond Morris"
" O homem está agredindo de tal modo regiões selvagens que dentro de apenas duas gerações elas podem deixar de existir. A pergunta que deveríamos nos fazer é: precisa ser assim? O desastre é inevitável? Será que simplesmente desrespeitamos regras em excesso? ....
..... Todas as formas de vida são interdependentes. Os predadores precisam de presas e as presas precisam de vegetação. A superpopulação acarreta escassez de víveres e cada espécie desenvolveu sua própria forma de controle populacional que evite um crescimento a níveis desastrosos. ....
...... Em 10.000 anos uma mera gota no oceano evolucionário do tempo, avançamos da Idade da Pedra para a Era Nuclear, carregando conosco nosso legado genético tribal. Era um legado que dizia: se você tem alimento, procrie quanto quiser. Nossa tecnologia tornou nossos mecanismos de controle populacional ineficazes e não tivemos temo de adquirir um novo freio biológico que pudesse ser aplicado à medida que os números se elevam. .....
..... Além dos danos provocados ao meio ambiente físico, nossa corrida impetuosa pelo domínio do mundo isolou nossa espécie da importante verdade básica de que somos animais e parte de uma biosfera interativa. Exploramos inovações empolgantes sem considerar suas possíveis desvantagens. A inventividade humana tem sido como uma droga cujos efeitos colaterais deixamos de testar."
"Pensamento Ecológico" Berna, 2006
Fragmentos:
"Quando provou que a Terra não era o centro do Universo, Galileu sofreu por pensar de modo diferente. A ecologia veio mostrar que nossa espécie não é a mais importante da criação, pois dependemos tanto da natureza quanto a mais comum das bactérias. É muito simples: sem planeta não há espécie humana, nem justiça social, nem riqueza, nem democracia".
" Enquanto a nossa ideia de felicidade estiver baseada na posse de bens materiais e na acumulação de riquezas, enquanto ter for mais importante que ser, nossa rota sobre o planeta será insustentável. Então, se objetivamos as mudanças dos poderosos, é fundamental saber se estamos mudando a nós mesmos, para não criarmos poderosos com nossos falsos sonhos e perspectivas de felicidade".
" ... pressão da opinião pública, cada vez mais consciente dos problemas ambientais. É muito conveniente que as alianças dos países do Primeiro Mundo exijam que os do Segundo e Terceiro Mundos cuidem do Meio Ambiente. Essa postura acarreta inúmeras vantagens, como: ..... lucram ao desviarem a atenção da humanidade da base principal do problema; ou seja, um modelo de desenvolvimento "vendido" como o único possível, baseado na exploração ilimitada de recursos naturais e na superexploração da mão-de-obra humana.
....... na hipótese de todos alcançarem o mesmo padrão de consumo dos países chamados de 'Primeiro Mundo", serão necessários diversos planetas Terra de recursos naturais."
" ... acabar com o Planeta, ...
há a maciça extinção de espécies e ecossistemas , o efeito estufa, os buracos na camada de Ozônio, as mortes prematuras nas cidades resultantes da poluição do ar, água, solo, etc. A Terra está sendo destruída em cada um desses lugares, onde o desenvolvimento sem controle deixa deserto, muito miséria e fome."
Fritjof Capra - Ecologia Profunda
-Nos nossos dias os problemas são alarmantes;
-Problemas globais, sistêmicos, interligados, interdependentes;
-Desde a idade pré-histórica, a biosfera vem sendo danificada pela ação antrópica;
-Escassez de recursos, degradação ambiental;
-Rápido incremento da população;
-Colapso das comunidades;
-Violência étnica, conflitos;
-Mudança de paradigma; expandir percepção, maneira de pensar, valores e práticas;
-Visão do mundo holística ou antropocêntrica ?
-As únicas soluções viáveis são as sustentáveis;
- “A sustentabilidade só pode acontecer se for implementada simultaneamente em diversas áreas. A transversalidade é uma enorme tarefa. “
- “É preciso compreender o principal princípio da ecologia: a vida não surgiu no planeta pela competição, mas através da cooperação, das parcerias e da formação de redes”, alertou Capra.
-Visão do mundo holística ou antropocêntrica ?
-As únicas soluções viáveis são as sustentáveis;
- “A sustentabilidade só pode acontecer se for implementada simultaneamente em diversas áreas. A transversalidade é uma enorme tarefa. “
- “É preciso compreender o principal princípio da ecologia: a vida não surgiu no planeta pela competição, mas através da cooperação, das parcerias e da formação de redes”, alertou Capra.
- “Formular políticas para um Brasil sustentável significa introduzir uma nova dimensão ética na política. A ética ecológica é um padrão de comportamento que flui através da percepção de que todos pertencemos à comunidade global da biosfera. E nós devemos nos comportar como os outros seres vivos – as plantas, os animais e os microorganismos que formam esta vasta rede da vida, sem interferir com a capacidade surpreendente desta rede de sustentar a vida”.
- “Uma comunidade sustentável é organizada de maneira a promover a vida, os negócios, a economia, infra-estrutura e tecnologia sem interferir com a herança da natureza de sustentar a vida. O primeiro passo deste desafio é entender o princípio da organização dos ecossistemas para sustentar a rede da vida. Quando estudamos os princípios básicos da ecologia, descobrimos que eles são os princípios de organização de todos os sistemas vivos. Todos os organismos vivos dependem de um fluxo contínuo de energia e matéria, e todos produzem lixo, mas o lixo de uma espécie é o alimento de outra. A energia que move os ciclos ecológicos flui do sol. A rede é o padrão básico de organização da vida. Desde o princípio, há mais de três bilhões de anos, a vida surgiu no planeta não através da competição, mas através da cooperação, de parcerias e da formação de redes.”
- “A natureza sustenta a vida criando e nutrindo as comunidades. Nenhum organismo sobrevive isolado. Os animais dependem da fotossíntese das plantas, as plantas dependem do CO2 produzido pelos animais, bem como do Nitrogênio fixado pelas bactérias e raízes, e juntos as plantas, animais e microorganismos regulam toda a biosfera e mantém as condições que mantém a vida”.
“A sustentabilidade não é uma propriedade individual, mas uma propriedade de uma rede inteira de relações. Ela sempre envolve toda a comunidade. Esta é a lição profunda que precisamos aprender da natureza. O modo de sustentar a vida é construir e manter comunidades. As comunidades interagem entre si. A sustentabilidade é um processo dinâmico de evolução conjunta. Ela inclui o respeito à integridade cultural e ao direito básico de autodeterminação e auto-organização das comunidades. Isto significa que a sustentabilidade ecológica e a justiça econômica são interdependentes. São dois lados da mesma moeda”.
"Como lidar com um mundo super povoado ? "
Soluções: Mudanças de Paradigma:
Percepções;
Pensamentos;
Comportamento;
Valores;
Líderes Políticos;
Empresários;
Professores, ..........
EU E VOCÊ ......
Soluções: Mudanças de Paradigma:
Percepções;
Pensamentos;
Comportamento;
Valores;
Líderes Políticos;
Empresários;
Professores, ..........
EU E VOCÊ ......
Lovelock, J. Fragmentos de “ As eras de Gaia: uma biografia da nossa Terra viva”
“... O nome do planeta vivo, Gaia, não é só fenômeno da biosfera. Esta é definida como sendo aquela parte da Terra aonde os seres vivos costumam existir...";
“... A vida e o meio que a rodeiam estão de tal modo interligados, que a evolução diz respeito a Gaia, e não aos organismos ou ao meio";
“ ... Calcula-se que existam cerca de dez milhões de espécies. Quando qualquer indivíduo deixa de conseguir energia e alimento e não consegue agir de forma a manter a sua identidade, sabemos que está morto ou moribundo ambiente vistos separadamente...”
“... Um passo importante na nossa compreensão é o reconhecimento da importância das associações de coisas vivas. Todos somos compostos por associações de órgãos e tecidos.”
“... O nome do planeta vivo, Gaia, não é só fenômeno da biosfera. Esta é definida como sendo aquela parte da Terra aonde os seres vivos costumam existir...";
“... A vida e o meio que a rodeiam estão de tal modo interligados, que a evolução diz respeito a Gaia, e não aos organismos ou ao meio";
“ ... Calcula-se que existam cerca de dez milhões de espécies. Quando qualquer indivíduo deixa de conseguir energia e alimento e não consegue agir de forma a manter a sua identidade, sabemos que está morto ou moribundo ambiente vistos separadamente...”
“... Um passo importante na nossa compreensão é o reconhecimento da importância das associações de coisas vivas. Todos somos compostos por associações de órgãos e tecidos.”
Assinar:
Postagens (Atom)