ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

DIA DO PERDÃO DE ASSIS - 02 DE AGOSTO


PORCIÚNCULA
Nossa Senhora dos Anjos

Depois que recebeu a ordem do Senhor: "Restaura a minha Igreja", Francisco se dedica a reformar algumas pequenas igrejas. Entre elas, a igreja da Porciúncula, onde se recolhia e fazia seus momentos de oração.

Foi aí também que Francisco se encontra com o Evangelho e determina o rumo definitivo para a sua vida: "é isso que quero, é isso que busco, é isso que vou fazer de todo coração."

Um dia, estando em oração na mesma igreja, um Frei teve esta visão: "Viu que inúmeras pessoas foram atingidas pela cegueira, com o rosto voltado para o céu, estavam ajoelhadas ao redor da igreja Porciúncula. Todas com voz lacrimosa, com as mão estendidas ao alto, clamavam Deus, pedindo misericórdia e a luz. E eis que veio do céu enorme esplendor que se difundia sobre todos e deu luz a cada uma das pessoas e concedeu a saúde desejada." (2Celano,20).

Francisco se recolhia muitas vezes em Santa Maria dos Anjos (Porciúncula). Uma noite foi-lhe revelado que fosse a Perúsia falar com o Papa Honório III, pedir-lhe a indulgência para a capela da Porciúncula. Na manhã seguinte, dirigiu-se ao referido lugar.

Ao encontrar-se com o Papa, este lhe pergunta: "Francisco, por quantos anos queres esta indulgência? Francisco responde: "Beatíssimo Pai, que Vossa Santidade não me conceda anos, mas almas." E continua: "Quereria, se assim vos aprover, que todo aquele que vier a esta igreja, confessado e contrito, seja absolvido de todos os seus pecados, desde o dia do Batismo, até o dia que entrar nesta igreja." O Papa lhe diz que não é costume conceder tal favor. Francisco replica: " O que vos peço não o faço por mim mesmo, mas por determinação daquele que me mandou. Isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo." E o Papa concluiu: "É de nossa vontade que teu pedido seja atendido."

Imediatamente a indulgência passa a vigorar.

"Porciúncula: lugar de indulgência.

Porciúncula: lugar da descoberta da vida cristã, construída na fidelidade e no perdão."

Esta indulgência foi estendida à todas as igrejas onde atuam os franciscanos.

(Paróquia Santa Inês - Balneário Camboriú - SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!