ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

São Bernardo e São Felisberto (20 de agosto)

São Bernardo de Claraval


São Bernardo (1112 - 1153; abade e doutor da Igreja - Bernardo quer dizer "oque é forte como um urso").
Natural de Borgonha, Bernardo de Claraval foi uma personalidade religiosa marcante da época. Além de abade e administrador, destacou-se como místico, pregador , político, polemista, escritor, fundador de mosteiros, conselheiro de papas, reis e bispos.
Devoto de Maria, deixou-nos uma das belas orações a Ela dedicada:
"Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado vossa assistência ou reclamado Vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado, com a mesma confiança, a Vós, ó Virgem, entre todas singular, recorro como à Mãe e de Vós me valho sob o peso dos meus pecados me prosto a Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de ma alcaçar o que Vos rogo. Amém".

São Felisberto (séc. VII - abade - e "Felisberto", "aquele que é muito brilhante").
Natural da Gasconha, Felisberto ingressou aos 20 anos no mosteiro de Rabais, em Meaux. Fundou em 654 a abadia de Jumièges, cujo crescimento foi extraordinário. Foi um crítico contundente dos corruptos e poderosos do seu tempo, o que lhe custou a prisão. Tirado da prisão por São Ouen, bispo de Ruão, retirou-se para a ilha de Her, onde fundou o mosteiro de Noirmoutier. Só em 681 regressou ao mosteiro de Jumièges.

ORAÇÃO
Da comunhão com Deus
Deus, nosso Pai, sabeis como fomos feitos e de que fomos formados. Conheceis nossas fragilidades e sabeis que nossa vida é como um sopro. COmo a flor que desabrocha e logo fenece, assim são nossos dias. Mas na Vossa sabedoria, cuidais de nós com carinho; e Vosso amor por nós dura sempre. Vossa ternura por nós ultrapassa a brevidade de nossos dias. Abraão caminhou durante três dias, mas três dias que eram a duração de toda a sua vida. Caminhou calado e triste, mas confiante em Deus. caminhou levando o filho único para ser oferecido em sacrifício à Deus na montanha de Moriá. E seu filho era o passado, o presente e o futuro. Era toda a sua vida. No momento extremo, Abraão teve fé e confiou em Vós e, por sua fé e confiança, no filho foi salva sua própria vida. Não nos aflijam, pois, os "três dias" de nossa existência, pois Vós, Deus Eterno, haveis de multiplicar nossos dias para além dos tempos (cf. Gn 22,1ss). Enquanto caminhamos, cuidai de nós! Não sejamos enganados pelos ídolos que escravizam e esvaziam. Não nos domine o individualismo. A mediocridade não nos prenda. A indiferença, o egoísmo, a falta de solidariedade não nos afastem da comunhão Convosco e com nossos irmãos.
São Bernardo e São Felisberto, rogai por nós!
Maria José Lunardon Branco, OFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!