ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA! CF 2011

O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Como em Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, conta-nos que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
Fonte: Site CNBB

Muto apropriado o tema da CF2011, pois estamos vivendo um momento crítico em nosso planeta, também no que diz respeito as questões ambientais. Estamos chegando no limite do suporte dos recursos naturais e a cada dia vemos mais destruição em nosso entorno.
Precisamos mudar nosso comportamento em relação a natureza, pois Deus disse (Gênesis) que é para nós dominarmos, e não destruirmos!!!
Quem ama a Deus, ama também a obra de Sua criação, e sendo assim, devemos cuidar, zelar e usar os recursos naturais de forma equilibrada e responsável. Não é possível continuarmos com essa postura destrutiva, já é tempo de mudarmos!
Devemos assumir uma postura de sustentabilidade, ou seja, consumir menos, reciclar mais! A natureza recicla nos mostrando que é assim que devemos fazer. Aqueles que ainda não tem o hábito de separa o lixo orgânico do reciclável, faça isso, tudo é uma questão de disciplina, não tenha preguiça de fazê-lo, vale a pena fazer essa separação; a natureza é poupada de mais destruição.
O homem não está separado da natureza, ele faz parte integrante dela! Pensart que podemos exaurir os recursos naturais e que tudo ficará bem, é um enorme engado. As práticas atuais estão levando nossa espécie aos caos, e isso já é visível. Acredite, a natureza vive sem o homem, mas o homem não vive sem a natureza.
Não podemos esperar que o governo resolva tudo, essa questão, é de responsabilidad de cada cidadão, independente de sua reça, de sua religião, posição social, ...... Podemos hoje sentir com muita força as mudanças no clima do planeta, e isso está acontecendo de forma mais enfática devido as nossas práticas anti-ecológicas.
O grande empresário deve fazer sua parte? Claro que sim! Os grandes fazendeiros devem fazer sua parte? Claro que sim! Os gorvernos mundiais devem fazer sua parte? Claro que sim!! Mas cada um de nós, pessoas simples, que não temos nenhum cargo importante, nenhum cargo de destaque na sociedade ou no mundo, nós somos a maioria e devemos fazer nossa lição de casa em nosso dia-a-dia.
Compre menos, apenas o que é necessário; não fique com a luz acesa se não estiver no ambiente; não deixe a televisão ligada se não estiver assistindo o programa; você não precisa ficar com a porta da geladeira aberta pensando no que quer comer! Não há necessidade de ficar 1 hora debaixo do chuveiro; você pode usar lâmpadas que consomem menos energia! Você pode andar de bicicleta e evitar o combustível fóssil! Plante árvores em sua casa, no seu quintal e na calçada em frete; sua cidade ficará mais bonita e saudável! Você pode e deve reciclar seu lixo doméstico. Estas são pequenas tarefas que não dependem da ação do governo, da prefeitura, ou de qualquer outro órgão público para que se realiza, depedende de cada um de nós, da ação responsável de cada cidadão do mundo.
O egoísmo, o egocentrismo faz com que o homem não respeite nada, é quando ele se coloca acima de tudo e de todos e provoca um desequilíbrio em suas práticas vivenciais. Esse comportamento mostra aquilo que é o contrário do amor, do equilíbrio, da caridade, do respeito, do cuidado!
Deus espera que todos nós tenhamos amor e cuidado para com toda a Sua Criação!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre Seja Louvado!!
Salve Maria! Salve!

Maria José, ofs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!