ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

NOSSA SENHORA CHORA PELOS SACERDOTES

"Ecco la serva del Signore: awenga per me secondo la tua parola (Luca1, 38)"

Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Sem os sacerdotes não teríamos a Igreja, não teríamos a Eucaristia. Nesta semana em que rezamos com muito amor por todos os sacerdotes e, de maneira especial, por aqueles que Deus colocou em nossas vidas, peçamos a Nossa Senhora, que neles vê seu Filho Jesus, que os proteja contra todas as calúnias e os faça fortes nas tentações. Que eles possam crescer sempre mais na semelhança com Jesus! Acompanhemos esta meditação do nosso querido Pe. Jozo. E que Deus abençoe, de modo particular, todos os sacerdotes que, em Medjugorje, na nossa Fraternidade e no mundo inteiro, trabalham na difusão das mensagens da Gospa.

AMOR AOS SACERDOTES

Nossa Senhora chora quando fala da Eucaristia e também quando fala dos sacerdotes, porque nós não conseguimos amar, não sabemos amar. Um casal de professores que ensinam “Comunicação” na Universidade de Montreal, no Canadá, depois de um período de pesquisa, veio a Medjugorje. Aqui sentiram como se a sua fé na Eucaristia se reavivasse e tomaram consciência da importância do sacerdócio para a renovação da Igreja. Infelizmente, é evidente que, nos últimos anos, diminuíram as vocações na Europa e a idade média dos sacerdotes aumentou. Os dois professores decidiram começar uma nova forma de apostolado que chamaram de “a margarida". Seu objetivo é aumentar o empenho assíduo na oração pelas vocações sacerdotais e religiosas. Uma pessoa que ama e espera muito desta missão, desenha uma margarida. No coração da flor, escreve o nome do sacerdote e nas pétalas informa os dias da semana e os grupos ou as pessoas que se comprometem em rezar todo dia por aquele sacerdote ou por uma vocação. Após cinco anos, o Arcebispo deles comunicou que muitos jovens haviam decido tornar-se sacerdotes. Era a demonstração clara de que o casal de professores tinha dado vida a um novo apostolado que já estava dando frutos. E sobretudo o fruto de aumentar, nos grupos e nas famílias, a aproximação, a estima pelos sacerdotes, aquela mentalidade que favorece o surgimento de novas vocações. Não podemos separar o sacerdote da nossa família. Os filhos não devem assimilar sentimentos negativos em relação ao sacerdote. Este deve ser uma figura importante na nossa família e, consequentemente, deve ter um espaço no nosso coração e na nossa oração. As mãos do sacerdote foram ungidas com o óleo sacerdotal. As suas mãos, estendidas sobre a oferta do Altar, são o símbolo do Espírito Santo que realiza a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Nas nossas mãos, que levantam a Hóstia branca, acontece o maior milagre, uma criação nova, um grande milagre, estupendo, divino. Assim como no seio da Virgem o Espírito tornou possível a concepção, agora nas mãos do sacerdote acontece o milagre. Não pode existir a Igreja de Cristo sem a Eucaristia e não há Eucaristia sem o sacerdócio. Quando os apóstolos foram anunciar o Evangelho em todo o mundo, não se separaram da “fração do pão”. O sacerdote não pode separar-se de Cristo, não pode separar-se do Altar. 
Recordo sempre com muito sofrimento a grande dor que experimentei no período da minha prisão. Éramos três sacerdotes em meio a muitos delinquentes e prisioneiros políticos. No cárcere, estávamos proibidos de celebrar a Santa Missa, de ter a Bíblia, o Rosário e qualquer outro objeto religioso. Afastando-nos do Altar, era como se tivessem nos expulsado da Igreja. Depois, compreendemos que este sentimento não era correto e juntos vivemos uma experiência nova. Nós nos demos conta de que podíamos viver o Sacrifício de Cristo no coração da Igreja e que era impossível separar o coração do sacerdote da Igreja. Naquela situação de privação, o nosso coração viveu o sacrifício de toda a Igreja. O que desejo dizer-vos é o seguinte: não permitais que ninguém vos separe do Altar, da Santa Missa. A Igreja vive da Eucaristia. A autêntica renovação da Igreja começa quando se dá o justo valor à Eucaristia, que deve ser considerada como o centro da vida cristã. Se tu desejas realmente participar deste movimento de renovação, tu deves saber viver a Eucaristia. Em direção a Ela tu deves dirigir os teus irmãos e aqueles que se distanciaram dela para que se aproximem novamente. É importante que, retornando às suas paróquias, vós sejais como o levedo, para fermentar e levar toda a massa à Eucaristia. O teu único e maior inimigo é aquele que pode te separar do Altar, aquele que pode afastar-te da tua Missa dominical! Quem participa da Eucaristia descobre o próximo. Não pode recusá-lo, não pode odiá-lo, porque um único Espírito inspira e infunde em todos o dom do amor. Se queremos curar as famílias, devemos começar infundindo nos corações o amor pela Eucaristia. Não esqueça, tu tens uma grande oportunidade de valorizar a tua vida: tomar os teus sofrimentos, o teu trabalho, a tua cruz, toda a tua vida e unir-te a Cristo, à Sua oferta ao Pai, ao Seu amor. Agora a tua vida adquire um novo preço, porque recebe todo o seu valor da Eucaristia: “Não sou mais eu que vivo...” O mundo tem fome de amor! Jesus disse aos discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, e apareceu pão no deserto. O amor não acaba nunca. O nosso dever é distribuí-lo, condividi-lo.

REZEMOS

Rezemos agora para iluminarmos onde não há luz, amarmos onde não há amor, adorarmos onde não há adoração. Nas igrejas paroquiais onde Jesus foi esquecido, deveríamos fazer um voto prometendo-Lhe que O amaremos mais, O seguiremos mais e Lhe faremos visita mais frequentemente. Ó, Jesus, hoje, domingo, dia da Tua Ressurreição, o dia da nossa alegria e do Teu amor, abre os nossos corações para amar-Te mais, abre a nossa mente para aceitar-Te mais, para escutar a Tua palavra com alegria e para receber com amor o Teu Corpo.
Conheço a origem da vida... Eva recebeu a vida de Adão, os filhos a recebem de seus pais, e nós de Ti... Tu és a nossa vida, Jesus... Nós temos sede... Te desejamos como a terra árida e deserta deseja a chuva para se tornar fecunda... Envia o Teu Santo Espírito sobre nós... Faz que comecemos a amar-Te mais..., que coloquemos a Eucaristia no primeiro lugar na semana... Ó, Jesus, une-nos com o Teu Altar, com a Tua Igreja, com o Teu Corpo... Dá-nos o amor..., aumenta em nós o amor para que os nossos passos se dirijam em Tua direção.
Conheço qual é o nosso maná... o nosso Pão do Céu... Nutre-nos sempre! Quando entramos no nosso deserto, nutre-nos a todos...
Ó, Cristo... Ó, Jesus, abençoa toda a Igreja... Manda vocações sacerdotais... infunde a graça para amar mais a Eucaristia e descobrir o valor do sacerdócio.
Inspira, Senhor, todos nós para que possamos crescer no amor pelos sacerdotes.
Senhor, faz que possamos amar-Te juntos... viver no Teu Coração aberto... do Teu “maná...”
Dá-nos, Senhor, a Tua graça e a Tua bênção.
Beata Virgem, lava o nosso coração com as Tuas lágrimas para que possamos ver Jesus presente na Eucaristia... Ensina-nos a amar... Dá-nos a Tua bênção materna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(Frei Jozo Zovko, ofm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!